Cidade

Novos integrantes do Conselho Gestores de Unidades tomam posse no Comus de Caraguá

Publicada em 27/01/22 às 12:34h - 24 visualizações

por Tv Acec


Compartilhe
   

Link da Notícia:

 (Foto: Tv Acec)

Em cerimônia realizada no auditório da Fundacc, tomaram posse na quarta-feira (26) os novos integrantes do Conselho Gestores de Unidades (CGUs). A posse foi acompanhada pela secretária-adjunta de Saúde, Derci Andolfo, da presidente do Conselho Municipal de Saúde (Comus), Priscila Meyer, e a presidente da comissão eleitoral do Comus, Ceci Penteado.

Representantes da diretoria da Casa de Saúde Stella Maris (CSSM) e a coordenação da Organização Social João Marchesi (OSJM) também estiveram presentes na cerimônia. Durante sua fala, Derci fez questão de agradecer aos que abriram mão de seus compromissos para estarem na posse. Para ela, a renovação do CGU é muito importante para a rede municipal de saúde.

Derci ainda disse que o conselho é um dos pilares do Sistema Único de Saúde (SUS) e que os eleitos precisam saber disso. Ela também explicou que o CGU visa o controle social. Os CGUs são formados por usuários de saúde, trabalhadores da saúde e pela gestão (poder público). Neste caso, serão indicados os gerentes das unidades de seus respectivos suplentes.

Célia Maria Pedretti, 55 anos, foi uma das eleitas. A partir agora, ela está como conselheira da Unidade Básica de Saúde (UBS) Ademir Reis, no Perequê-Mirim. Saber como funciona o sistema e entender quais os problemas recorrentes foram os motivos que levaram Célia a se candidatar. “Nos, como usuários, podemos contribuir para que o sistema funcione corretamente”, disse.

Para ela, não adianta reclamar ou cobrar sem saber o que se passa dentro do serviço de saúde. “Reclamações sem fundamento não tem solução”, explicou. “Sabendo como sistema funciona, nós, conselheiros, podemos ajudar o poder público a sanar eventuais problemas e esclarecer a população”.

Eleições Comus

Durante a cerimônia de posse, foram realizadas as eleições para o preenchimento de quatro vagas disponíveis no Conselho Municipal de Saúde (Comus), sendo duas titulares e duas suplentes. Os candidatos foram os próprios eleitos ao CGU.

Foram recebidas sete candidaturas. Os votos partiram de usuários que compõem o CGU. Com 11 votos, Edson Mendes do Amaral foi eleito o primeiro titular. O segundo foi Paulo Roberto dos Santos com 7 votos. Maristela Miranda foi eleita a primeira suplente com um total de 6 votos e o segundo, Adelson Marcelo Leite, com 3 votos.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Visitas: 4000   Usuários Online: 3

Nosso Whatsapp

 12 9 9768-9154

Copyright (c) 2022 - Tv Acec